Pós-processamento

O Ultrafuse 316L é um filamento compósito possui em sua composição partículas de aço inoxidável e um teor de polímero o mínimo necessário para produzir peças utilizando o processo de FFF – ideia importada de vários anos de experiência da BASF na tecnologia de Metal Injection Molding (MIM), com seu processo Catamold. Para que a peça impressa adquira as propriedades finais do aço inoxidável 316L, ela deve passar por uma etapa de pós-processamento – conhecida com Debinding e Sintarização (D&S).


Debinding

Ultrafuse 316L utiliza um sistema de múltiplos ligantes para garantir uma remoção rápida e controlado do ligante primário – o poliacetal (POM). Uma vez removido o ligante de base polimérica, a peça – agora chamada “peça marrom” – está pronta para ser solidificada em um componente 100% metálico pelo processo de sinterização.
Debinding é a etapa de remoção dos ligantes, que são necessários para permitir o processo de impressão. Debinding catalítico é um processo termoquímico no qual a peça à verda é exposta ao ácido nítrico gasoso (HNO3) em uma atmosfera de nitrogênio e aquecida. O objetivo do debinding é remover o ligante no menor tempo e causando o menor impacto possível na peça.


Sinterização

Peças marrons são relativamente porosas e necessitam da sinterização para se transformar em um corpo sólido denso. A sinterização consolida e forma uma massa sólida de material através de um aquecimento sem fundir o material, além de manter sua forma.
Sinterização em uma atmosfera de hidrogênio permite a produção de um componente de aço inoxidável já acabado e quase totalmente denso. Em geral, os parâmetros e direção de impressão tem maior influência na contração da peça do que a sua orientação no processo de D&S. Estruturas de suporte, assim como com qualquer peça produzida em FFF, são necessárias quando se imprime overhangs ou outras estruturas horizontais. Porém, Ultrafuse 316L necessita de suporte extra para garantir a integridade estrutural da peça durante o processo de D&S.

Devido a sua transição de uma peça porosa marrom para um estado mais denso, as dimensões da peça são reduzidas. Esta redução de tamanho é tipicamente chamada de retração e deve ser levada em conta durante a fase de design da peça.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp